O que é retina?
A retina é uma membrana fina, delicada e flexível de células nervosas, que possui receptores de luz (fotorreceptores). Ela fica localizada na parte interna do globo ocular.
Ela é responsável por captar a luz que entra no olho e transmitir as informações visuais ao cérebro através do nervo óptico.
O que é descolamento de retina?
É uma condição ocular séria em que a retina se separa da sua posição normal. A consequência desse desprendimento é que a retina deixa de captar e transmitir a luz que entra no olho, levando a perda da visão.
Quais são os tipos de descolamento de retina?
Existem 3 tipos de Descolamento de Retina:
•Descolamento de retina regmatogênico: É o tipo mais comum de descolamento de retina e ocorre quando há um rasgo ou furo na retina. O líquido vítreo, que preenche o interior do olho, pode passar através do rasgo e acumular-se entre a retina e as camadas subjacentes, levando ao descolamento.
•Descolamento de retina tracional: Nesse caso, a retina é puxada para longe de sua posição normal devido à tração exercida por tecidos vizinhos, como cicatrizes, membranas ou tumores. Essa tração pode resultar em rasgos ou furos na retina e, consequentemente, no descolamento.
•Descolamento de retina exsudativo: Esse tipo é menos comum e ocorre quando fluidos, como sangue ou líquido proveniente de vasos sanguíneos anormais, se acumulam sob a retina, empurrando-a para longe das camadas subjacentes. Isso geralmente está relacionado a condições médicas subjacentes, como tumores ou doenças inflamatórias.
Quais são os sintomas?
•Presença de floaters (pontos pretos, manchas ou fios flutuantes) no campo de visão
•Visão turva ou embaçada em uma parte específica do campo visual
•Sensação de um véu ou cortina escura cobrindo parte da visão
•Flashes de luz intermitentes (fotopsias) que podem ocorrer quando a retina é estimulada
Como é realizado do diagnóstico?
Com exames realizados por oftalmologista especialista em retina, incluindo:
•Fundo de olho (mapeamento de retina)
•Retinografia colorida
Qual o tratamento?
O tratamento do descolamento de retina é geralmente cirúrgico. Este deve ser realizado o quanto antes, pois a medida em que a retina permanece descolada, as chances de recuperação são menores.
O objetivo do tratamento é recolocar a retina em sua posição normal e prevenir a perda permanente da visão.