O que é?
É uma complicação comum que pode ocorrer após a cirurgia de catarata. Durante a cirurgia de catarata, o cristalino opaco é removido e uma nova lente intraocular é inserida na cápsula do cristalino para restaurar a visão.
No entanto, em alguns casos, a cápsula posterior, que envolve a lente intraocular, pode ficar opaca ao longo do tempo. Isso ocorre devido ao crescimento de células epiteliais remanescentes da cápsula do cristalino original. Essas células epiteliais podem se multiplicar e se espalhar na cápsula posterior, formando uma camada opaca que interfere na passagem da luz para a retina.
Quais os sintomas?
A opacidade de cápsula posterior pode causar sintomas semelhantes aos da catarata, como visão turva, embaçada ou com perda de nitidez. Os sintomas podem variar de leves a graves, e podem se desenvolver gradualmente ao longo do tempo.
Qual o tratamento?
Felizmente, a opacificação de cápsula posterior pode ser corrigida com um procedimento chamado capsulotomia posterior. Nesse procedimento, um laser YAG é utilizado para criar uma abertura na cápsula posterior opaca. Essa abertura permite que a luz atinja a retina sem obstáculos, melhorando a visão do paciente.
A capsulotomia posterior com laser YAG é um procedimento rápido, seguro e eficaz (não requer hospitalização). Após o procedimento, a visão do paciente geralmente melhora rapidamente.